Novo Onix usa inteligência artificial para aprimorar design, conforto e dirigibilidade

A General Motors foi uma das primeiras empresas automotivas do mundo a aplicar inteligência artificial em seus processos de desenvolvimento. Agora, com a consolidação de tecnologias como machine learning, redes neurais e IA generativa, esse recurso alcança um outro patamar de aplicabilidade. E tem papel central na evolução do Novo Onix.

Novo Onix usa inteligência artificial para aprimorar design, conforto e dirigibilidade
Camera de Ré

Camera de Ré

MyLink

MyLink

Painel Digital

Painel Digital

Rodas de Liga Leve

Rodas de Liga Leve

Transmissão Automática

Transmissão Automática

O desenvolvimento da linha 2026 tanto do hatch como do sedã da Chevrolet contou com o apoio de algoritmos inteligentes, simulações em supercomputadores e validação em campo, dando origem a um produto ainda mais avançado. Na prática, isso significa um carro com design aprimorado, cabine mais confortável e melhor dinâmica veicular. Esses ganhos, somados às demais novidades do projeto, reforçam o Novo Onix como a referência em seu segmento.

A aplicação da inteligência artificial foi decisiva em múltiplas frentes: do formato do novo para-choque ao ajuste fino do sistema de climatização à calibração do motor. O resultado é um compacto que evolui em aspectos tangíveis, com entregas perceptíveis nas mais variadas condições de uso cotidiano.

À primeira vista, o Novo Onix transmite uma percepção imediata de modernidade e sofisticação. A frente redesenhada, com traços mais horizontais, destaca a nova grade e os faróis Full LED (disponíveis pela primeira vez na linha), que não apenas realçam o estilo, mas também ampliam em 61% a eficiência luminosa em comparação com o anterior.

O para-choque frontal passou por uma reformulação completa, elevando o ângulo de ataque para facilitar a transposição de obstáculos e refinando o fluxo de ar na peça. Nas laterais, rodas inéditas acentuam a identidade visual de cada versão. Na traseira, o sedã exibe lanternas translúcidas que valorizam o conjunto, enquanto o hatch ganha um aplique inferior que realça sua ousadia.

Ao entrar na cabine, a sensação de renovação é ainda mais evidente. O novo cockpit virtual rouba a cena: o painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia com tela de 11 polegadas formam uma superfície integrada e envolvente para elevar a experiência de conectividade. Os novos bancos dianteiros oferecem espuma mais macia, revestimentos mais flexíveis e suporte lombar aprimorado, garantindo conforto extra mesmo em trajetos longos. Materiais, texturas e soluções visuais foram atualizados com foco em ergonomia e percepção de qualidade, fazendo do habitáculo um ambiente mais acolhedor — digno de modelos de categorias superiores.

Ofertas Especiais

TAXA 0% Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

TAXA 0%

R$ 84.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix Plus 1.0 2026 Sedan 1.0L

Onix Plus 1.0 2026 Sedan 1.0L

TAXA 0% Documentação Grátis !

R$ 95.900,00

Ver oferta
TAXISTAS Onix Plus 1.0 2026 Sedan 1.0L

Onix Plus 1.0 2026 Sedan 1.0L

BANCOS DE COURO GRÁTIS! À partir de:

R$ 80.028,35

Ver oferta
TAXISTAS Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

BANCOS DE COURO GRÁTIS! À partir de:

R$ 80.951,72

Ver oferta
PCD Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

BANCOS DE COURO GRÁTIS!

R$ 84.262,80

Ver oferta
CNPJ Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

Onix 1.0 2026 Hatch 1.0L

Exclusivo para CNPJ! Consulte descontos adicionais*

R$ 85.991,40

Ver oferta
TAXA 0% Onix 1.0 100 ANOS 2026 Hatch 1.0L

Onix 1.0 100 ANOS 2026 Hatch 1.0L

TAXA 0% Documentação Grátis

R$ 94.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix 1.0T Hatch 1.0 Turbo Flex

Onix 1.0T Hatch 1.0 Turbo Flex

TAXA 0% Documentação Grátis

R$ 97.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix Plus MT Sedan 2026 1.0 Turbo Flex

Onix Plus MT Sedan 2026 1.0 Turbo Flex

TAXA 0% Documento Grátis !

R$ 107.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix LT AT Hatch 2026 1.0 Turbo Flex

Onix LT AT Hatch 2026 1.0 Turbo Flex

TAXA 0% Documentação Grátis

R$ 109.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix Plus LT AT Sedan 1.0 Turbo Flex 2026

Onix Plus LT AT Sedan 1.0 Turbo Flex 2026

TAXA 0% Documento Grátis !

R$ 112.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix LTZ 2026 Hatch 1.0 Turbo Flex

Onix LTZ 2026 Hatch 1.0 Turbo Flex

TAXA 0% Documentação Grátis !

R$ 114.900,00

Ver oferta
TAXA 0% Onix Premier 2026 Hatch 1.0 Turbo Flex

Onix Premier 2026 Hatch 1.0 Turbo Flex

TAXA 0% Documentação Grátis

R$ 117.900,00

Ver oferta

R$ 129.790,00

Ver oferta
PRONTA ENTREGA Spin Premier 2025 Minivan 1.8 Econoflex

Spin Premier 2025 Minivan 1.8 Econoflex

PRONTA ENTREGA!

R$ 147.900,00

Ver oferta

DNA inovador

O Novo Onix também evolui em performance e eficiência, graças à calibração refinada do software da central eletrônica. A versão 1.0 Turbo com câmbio manual e gasolina no tanque, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos e atinge impressionantes 17,7 km/l na estrada — a melhor média entre os flex do país, segundo o Inmetro, superando o recorde do sedã. Esse desempenho notável também credencia o modelo a outro título: em sua categoria, é o único veículo com motor turbo classificado como Carro Sustentável, que isenta de IPI veículos nacionais altamente eficientes.

Mesmo nas configurações com transmissão automática ou motor aspirado, o modelo mantém uma excelente combinação entre respostas ágeis e baixo consumo de combustível. Já a experiência ao volante está mais suave e progressiva. É o reflexo do acerto fino nos amortecedores e dos novos pneus de baixa resistência à rolagem.

“O Novo Onix é resultado de uma leitura precisa das atuais expectativas do consumidor, combinada com o trabalho de uma engenharia altamente qualificada, ferramentas virtuais de última geração e testes dinâmicos rigorosos. Esse processo integrado foi essencial para traduzir demandas reais em soluções consistentes com ganhos objetivos em eficiência, conforto e segurança”, explica Fabio Morgan, engenheiro-chefe do produto.

Mais do que acompanhar a evolução do mercado, o Onix tem um histórico de protagonismo ao tornar tecnologias relevantes acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Foi o primeiro da categoria a oferecer velocímetro digital, central multimídia com tela sensível ao toque, projeção sem fio e seis airbags de série, conteúdos que permanecem em todas as versões da linha 2026.

O Wi-Fi nativo, o sistema de telemática OnStar e a chave presencial, até pouco tempo restritos a modelos premium, também se tornam presentes desde a versão de entrada, endossando a proposta de democratização da tecnologia que sempre acompanhou o projeto. Assim como os recursos do assistente remoto via aplicativo myChevrolet e a conveniência das atualizações via internet (OTA). Por tudo isso, o ele se mantém como a família de compactos mais bem equipada da categoria.

Com propostas complementares, as duas derivações de carroceria podem atender perfis de uso distintos. Pensado para quem busca respostas mais diretas e uma pegada jovial, o hatch (303 litros de porta-malas e 2.551 mm de entre-eixos) prioriza uma condução mais ágil e envolvente, com acerto dinâmico específico de direção e suspensão. Já o sedã é ideal para quem valoriza mais espaço interno: com 2.600 mm de distância entre as rodas e até 500 litros de volume de carga, oferece conforto real para os passageiros traseiros e praticidade no uso familiar cotidiano.

O Novo Onix já está disponível nas concessionárias Chevrolet em seis sete versões — 1.0 MT, Turbo MT, Turbo AT, LT, LTZ, Premier e RS — com sete seis opções de cores. A versão RS, exclusiva da carroceria hatch, passa a ocupar o topo da linha, combinando visual esportivo com um pacote ainda mais abrangente de equipamentos. Outra novidade é a ampliação da garantia de fábrica para até 5 anos. É mais uma prova da confiança da marca na qualidade do produto e do compromisso com o consumidor ao longo de toda a jornada de posse.

Também chama atenção a quantidade de acessórios: são 77 itens disponíveis, maior portfólio do segmento, sendo 19 inéditos, como apliques decorativos externos e iluminação ambiente. O recurso adiciona sofisticação e conforto ao interior por meio de luzes indiretas de LED instaladas em pontos estratégicos do painel e portas. Ela é configurável em intensidade e cor, permitindo que o motorista customize a cabine de acordo com seu estilo ou humor.

IA na prática: aplicações e resultados

Mais do que uma tendência tecnológica, a inteligência artificial foi integrada de forma prática e decisiva no desenvolvimento do Novo Onix. A ferramenta foi aplicada em diversas etapas do projeto, desde a fase virtual até os testes em campo, permitindo ganhos reais em tempo, eficiência e qualidade. Abaixo, alguns exemplos de como a IA contribuiu para essa evolução.

Aerodinâmica inteligente: O redesenho do para-choque dianteiro foi conduzido com apoio de simulações em supercomputadores, usando IA generativa para explorar diferentes geometrias em busca do melhor equilíbrio entre design, ângulo de ataque, arrefecimento e desempenho aerodinâmico. O novo formato elevou em aproximadamente 30% o ângulo de ataque, facilitando a transposição de rampas e valetas, sem comprometer o arrasto.

Conforto térmico otimizado: O sistema de ar-condicionado do Novo Onix passou por uma reengenharia completa com o suporte de algoritmos de inteligência artificial. A principal evolução está na nova geometria dos dutos que distribuem o ar para a cabine: agora, com trajetos mais lineares e transições mais suaves entre as seções, houve uma redução significativa nas perdas por turbulência. Essa otimização permitiu um ganho de até 30% na velocidade de resfriamento da cabine, com redução de até 5 °C na sensação térmica durante os primeiros minutos de uso — entregando mais conforto e eficiência energética, com menor esforço do compressor e, consequentemente, menor nível de ruído.

Suspensão e estabilidade sob medida: A introdução de um novo pneu de baixa resistência à rolagem com duplo nível de calibração (conforto e eficiência) motivou uma revisão completa dos parâmetros de dirigibilidade do Novo Onix. Com o apoio de supercomputador, a engenharia recalibrou suspensão, direção e respostas dinâmicas do veículo para aprimorar um dos diferenciais mais reconhecidos da linha: a excelente dirigibilidade. O ajuste fino considerou cenários diversos de carga, superfície e velocidade, garantindo um equilíbrio ainda mais preciso entre maciez e estabilidade.

Eficiência energética e motor mais refinado: A inteligência artificial também foi decisiva no refinamento da calibração do motor. A otimização do design da grade frontal, com reflexo na admissão de ar, exigiu um novo ajuste de parâmetros internos, assim como a nova equação tributária por faixa de potência. Feito exclusivamente via software, esse processo envolveu milhares de simulações e testes em bancos virtuais, com foco em eficiência energética e redução de emissões sem comprometimento da performance.

Como resultado, o motor turbo passa a entregar 115,5 cv de potência máxima. A nova estratégia de calibração garante que o Novo Onix mantenha o desempenho e o torque em níveis elevados, além de posicioná-lo acima dos padrões da categoria.

Nova química

Assim como a inteligência artificial e a física aplicada, a química também desempenha papel estratégico na evolução da engenharia automotiva. A composição de materiais, ligas, fluidos e revestimentos impacta diretamente atributos como durabilidade, eficiência térmica e emissões.

No Novo Onix, esse cuidado pode ser percebido em soluções como a correia banhada a óleo — um componente técnico que une as vantagens da correia dentada a seco com a durabilidade dos sistemas por corrente de comando, entregando menor atrito, funcionamento mais silencioso e vida longa. Essa tecnologia contribui para a eficiência energética, a redução das emissões e o menor custo total de manutenção no decorrer do tempo.

Mas a realidade do cenário automotivo nacional impõe desafios adicionais. Estudos e levantamentos de campo indicam um aumento na presença de lubrificantes que não atendem às especificações adequadas — seja por adulteração ou falsificação, seja pelo uso de óleos fora das recomendações do fabricante. Essa condição afeta diferentes sistemas de qualquer tipo de motor e pode comprometer o desempenho e a durabilidade de elementos fundamentais para o funcionamento equilibrado do conjunto, incluindo a correia banhada a óleo.

Diante disso, a engenharia da GM liderou o desenvolvimento de uma nova geração desse componente, com composição química ainda mais resistente à acidez e à contaminação por agentes presentes em óleos vencidos ou inconformes. Vale destacar que se mantém a recomendação do uso do lubrificante especificado no manual do veículo, assim como da troca preventiva da correia em 240 mil quilômetros — o mesmo padrão de durabilidade da geração anterior. Essa atualização endossa o compromisso da marca com a confiabilidade técnica e a longevidade dos seus veículos no uso cotidiano.

E não por acaso. Com mais de 3 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, Onix e Onix Plus formam a linha de maior sucesso da Chevrolet em seus 100 anos de atuação no Brasil. Além disso, o modelo registra um dos mais altos índices de satisfação entre os clientes da marca, consolidando sua reputação de confiabilidade e bom valor de revenda. São também os veículos mais emplacados da Chevrolet no país — um feito que reforça não apenas sua liderança comercial, mas também sua conexão com o consumidor brasileiro. Esse legado de protagonismo se renova agora com um projeto ainda mais avançado.

Fonte: https://news.chevrolet.com.br/newsroom.detail.html/Pages/news/br/pt/2025/aug/0811-Novo-Onix-usa-inteligencia-artificial-aprimorar-design-conforto-dirigibilidade.html

Notícias relacionadas

Imagem referente à notícia Chevrolet revela o nome de seu inédito SUV cupê

Chevrolet revela o nome de seu inédito SUV cupê

A General Motors vive um momento de forte transformação no Brasil, marcado por importantes avanços e pela renovação completa de seu portfólio. Nesse contexto, a Chevrolet anuncia para 2026 a chegada d(...)

04/12/2025 Leia Mais
Imagem referente à notícia Nova Chevrolet chega ao ABC Paulista com loja moderna em São Bernardo do Campo

Nova Chevrolet chega ao ABC Paulista com loja moderna em São Bernardo do Campo

Em mais um importante movimento de expansão, a Nova Distribuidora de Peças ampliou sua atuação na Região Metropolitana de São Paulo e acaba de chegar ao ABC Paulista. A nova operação iniciou suas ativ(...)

17/11/2025 Leia Mais
Imagem referente à notícia Nova Chevrolet entra para o Bees, o app que simplifica a compra de peças!

Nova Chevrolet entra para o Bees, o app que simplifica a compra de peças!

Nova Chevrolet sai na frente com o lançamento do Bees! Um aplicativo que vai simplificar a vida das Oficinas Mecânicas e Autopeças. Somos o primeiro e único Distribuidor de Peças Genuínas GM e ACDelco(...)

13/11/2025 Leia Mais
Cadastro efetuado com sucesso

Agora você faz parte da nossa newsletter e receberá novidades sobre a Nova Chevrolet em seu e-mail!

Ok