NOVA SILVERADO ESTREIA COMO A PICAPE MAIS AVANÇADA DO MERCADO

 A Chevrolet lança no Brasil a Nova Silverado, que está chegando para completar a linha de picapes da marca, composta pela Nova Montana e pela S10.

A Nova Silverado estreia como a picape mais avançada do mercado, numa configuração exclusiva para atender o consumidor que busca o máximo em design, performance, sofisticação e tecnologia.

Entre as principais inovações estão o sistema de gerenciamento para ativação do número de cilindros, que otimiza o consumo de gasolina, e a possibilidade de atualização remota de todos os módulos eletrônicos do veículo, abrindo um leque de oportunidades para customizações no futuro.

Além disso, a Nova Silverado é a picape em sua categoria com a maior caçamba (1.781 litros), a maior capacidade de reboque (4,1 toneladas) e a primeira equipada com central multimídia Google Built-in, que coloca o veículo em um patamar superior de conectividade.

A Nova Silverado vem com motor V8 de alto rendimento, transmissão automática de 10 marchas com paddle shift, sistema de tração 4x4 inteligente com reduzida e pacote especial off-road.

O modelo estreia na versão topo de linha High Country, que tem acabamento premium e uma ampla lista de itens de comodidade e de segurança, como o alerta de colisão ou atropelamento com frenagem autônoma de emergência também em marcha a ré além de acionamento elétrico da tampa traseira por controle remoto, inclusive para o fechamento.

“2023 é o ano das picapes, e a Chevrolet é a que mais cresce no segmento. O sucesso da pré-venda da Nova Silverado mostra a força da marca e que há uma demanda cada vez maior por este tipo de produto no mercado”, diz Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A Chevrolet dobrou seu volume de vendas no segmento entre janeiro e outubro, se compararmos com o mesmo período do ano passado, enquanto a categoria de picapes premium desponta impulsionada principalmente pela importância do agronegócio, território com ampla tradição da Chevrolet.

A previsão é que o mercado de veículos super premium em geral bata recorde este ano e movimente R$ 8 bilhões, sendo metade deste montante com picapes e o restante repartido entre SUVs, superesportivos e sedãs de luxo.

A Nova Silverado começa a ser entregue aos consumidores a partir da virada do ano, e os próximos lotes serão comercializados diretamente pela rede de concessionárias Chevrolet.

O topo da montanha

A Silverado é o modelo mais vendido da Chevrolet no mundo e desembarca no Brasil em sua geração mais surpreendente e que foi recentemente atualizada nos Estados Unidos. Resultado: design mais imponente, nível de conforto aprimorado e atualizações mecânicas e de software que deixaram o veículo ainda mais eficiente.

A Chevrolet sempre ditou tendência em picapes e com a Nova Silverado não é diferente. O visual combina muito bem robustez e requinte. O alto nível tecnológico é outra característica marcante do projeto, que, somado a toda sua versatilidade, coloca o modelo num patamar realmente especial em sua faixa de preço.

Para maior resistência e otimização de peso, a carroceria utiliza diferentes materiais, com variações de composição e espessura. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba, por exemplo, tem um piso de aço reforçado capaz de aguentar impacto até 50% maior que o de picapes tradicionais.

A Nova Silverado utiliza processo produtivo inovador que lhe garante maior poder torsional, algo importante para situações extremas, como o fora-de-estrada. Neste sentido, vale destacar que ela já traz de série chassi com preparação Off-Road.

Este pacote inclui pneus All Terrain de perfil alto para melhor absorção de impactos e capacidade de tração na terra, amortecedores da marca Rancho, proteção extra sob o assoalho para motor e transmissão, além de assistente eletrônico para declives e uma tela no computador de bordo com informações do ângulo de esterçamento do volante e da inclinação horizontal e vertical da carroceria.

O resultado é um veículo com excelentes números, como 24,8 graus de ângulo de ataque, 21,6 graus de ângulo de saída com altura livre em relação ao solo de 243 milímetros.

A versão inaugural é a High Country, a mais luxuosa disponível. Por fora, ela conta com sistema de iluminação inteligente Full LED; grade e frisos cromados, além de elementos como estribo e tampa traseira com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada.

O porte do veículo também chama a atenção. São 5.915 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.945 mm de altura. Não à toa a Nova Silverado tem o maior entre-eixos (3.745 mm) e a maior caçamba da categoria, o que se traduz numa picape realmente polivalente para o dia a dia, para o lazer ou para o trabalho.

Por dentro, a Nova Silverado se destaca pelo amplo espaço para até cinco ocupantes, pela seleção de materiais nobres e pela extensa lista de itens de comodidade, que inclui ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar com cortina que veda completamente a incidência de luz.

O pacote de itens de segurança é igualmente completo: airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro - ambos com frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa. Resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar são outros exemplos.

Já o motorista tem a sua disposição recursos avançados de condução como controle de cruzeiro adaptativo a partir de 25 km/h, seletor eletrônico de marchas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, banco com ventilação e aquecimento além de memórias de ajustes e opção de alerta vibratório, retrovisor interno com câmera de alta definição e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

Outro recurso interessante é o painel digital customizável de 12,3 polegadas, que fornece uma vasta gama de informações técnicas e de operação do veículo, inclusive há uma tela para o medidor de temperatura da transmissão e o tempo de uso do motor – muito útil pata veículos utilitários.

A picape também é capaz de identificar o motorista pela chave remota correspondente, personalizando desde a mensagem de boas-vindas até os ajustes memorizados do banco.

A primeira com Google Built-in

A Nova Silverado chega ao mercado com o mais alto nível de conectividade. O veículo inaugura um novo patamar para a marca Chevrolet com a estreia do Google Built-in, que agrega entre outros Google Assistant, Google Maps e o Google Play.

Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.

Outro diferencial relevante é que este sistema opera de forma independente, não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultar sobre a previsão do tempo e buscar informações específicas.

Também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para desativar o sistema de alarme ou para abrir o portão da garagem, por exemplo.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicativos, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

É possível estabelecer diversos perfis, um para cada motorista, selecionáveis na própria tela do multimídia e protegidos por senha. Há inclusive um “modo manobrista”, que bloqueia o acesso a configurações do sistema e a dados pessoais dos usuários.

“A Silverado vai oferecer o mais completo pacote de conectividade do mercado, com serviços e aplicativos que mudam completamente a experiência do consumidor com o veículo”, diz Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul.

A picape grande da Chevrolet vai ser o primeiro modelo do mercado no país equipado com Google Built-in, Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, sistema OnStar e o myChevrolet App. Também é possível instalar Alexa.

A picape premium se destaca ainda pelo multimídia MyLink de última geração com tela de 13,4 polegadas, a maior da categoria. Por ser horizontal, os dados ficam na altura do campo de visão do condutor.

Outra inovação é o fato da Nova Silverado ser o primeiro modelo da marca a trazer uma geração de arquitetura eletrônica muito mais avançada, que permite, por exemplo, atualização remota de todos os módulos eletrônicos. Aqui são 75 deles, o dobro da média de veículos de passeio.

Com isso, caso o fabricante disponibilize um visual diferenciado para o quadro de instrumentos ou uma nova calibração de performance para o motor, o consumidor poderá customizar seu automóvel via internet - sem a necessidade de se deslocar até uma oficina.

Performance surpreendente

A Nova Silverado vem com motor V8 de última geração, com 5.3L capaz de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem. Este propulsor é da mesma família do superesportivo Camaro, mas com aperfeiçoamentos para atender as particularidades do usuário de picape grande.

Com foco no menor consumo de gasolina, a exclusiva tecnologia DFM (Dynamic Fuel Management) da Silverado adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos de acordo com a necessidade de torque instantâneo. Para isso, realiza mais de 80 cálculos a cada segundo.

Enquanto outras picapes da categoria contam com até dois padrões de gerenciamento eletrônico de ativação dos cilindros (quatro ou oito), a Nova Silverado tem 17 combinações, o que dá a ela um leque muito maior de opções e permite que a picape rode mais de 60% do tempo sem a necessidade de acionar os oito cilindros simultaneamente, trazendo ainda maior conforto acústico e durabilidade.

Outra atualização global feita recentemente no veículo é a combinação do motor 5.3L V8 com a moderna transmissão automática de 10 marchas, que conta com programação e relação de marchas exclusivas para o modelo da Chevrolet.

“O nível de conforto acústico e de rodagem da Nova Silverado é algo realmente extraordinário, o que mostra também o elevado poder de processamento eletrônico desse conjunto motriz. Isso potencializa o desempenho dos 360 cavalos da picape considerando o combustível nacional”, diz Elbi Kremer, diretor de Engenharia e Planejamento de Produto da GM América do Sul.

Tudo isso, somado ao peso otimizado do veículo (2.505 kg) e a recursos aerodinâmicos como a grade ativa do radiador, permitem uma performance compatível com a de picapes grandes até mais potentes. Em relação ao consumo de gasolina, o modelo da Chevrolet percorre 6 km/l na cidade e 7,2 na estrada pelo padrão do Inmetro.

A tração é inteligente e pode distribuir a força dos 519 Nm entre as quatros rodas conforme o tipo de terreno e a condição de carga. O conjunto soma ainda reduzida, diferencial blocante e controle eletrônico de aclive e declive. O condutor também pode facilmente configurar o mapa de calibração do veículo para diferentes situações: Off-Road, Normal e Esporte.

A maior caçamba do segmento

Se existe um elemento específico que diferencia as picapes dos demais tipos de automóveis, este item é a caçamba. Até por isso ela é um dos principais fatores de decisão de compra de veículos utilitários.

A Nova Silverado oferece a maior e mais funcional caçamba da categoria. São até 716 kg ou 1.781 litros de capacidade volumétrica. O espaço é revestido com um material especial que proporciona maior proteção ao veículo e também a cargas mais delicadas. Possui ainda 12 ganchos internos para amarração e tomada de alta voltagem (110V).

A tampa traseira conta com acionamento basculante automatizado tanto para abertura como para fechamento, o para-choque possui degrau integrado nas extremidades e existe uma ampla lista de acessórios para a picape, como divisor de caçamba e capota rígida elétrica. Já uma câmera de alta definição extra permite o acompanhamento da carga durante a viagem pelo multimídia.

A configuração exclusiva da Nova Silverado para o Brasil traz também soluções avançadas para reboque, como retrovisor externo de visibilidade mais abrangente, sistema de controle integrado do freio do reboque e capacidade de puxar veículos até 4.128 kg, superior a qualquer picape premium a gasolina topo de linha.

Vale destacar ainda que o pacote inclui o modo de reboque, que ajusta o padrão de mudança da transmissão para reduzir a variação de marcha. Isso proporciona maior desempenho, controle do veículo e melhor resfriamento da transmissão e do motor ao dirigir em descidas íngremes ou inclinações de montanhas, ao rebocar ou transportar cargas pesadas.

Interessante também são os diversos porta-objetos no interior da cabine, entre eles os que ficam atrás do encosto e abaixo do assento traseiro, que somam 34 litros de capacidade.

A Nova Silverado é oferecida em quatro opções de cores metálicas (Branco Abalone, Cinza Rush, Preto Global e Vermelho Radiant) com garantia do veículo de três anos com suporte de mais de 550 concessionárias, configurando a maior rede de assistência técnica para picapes grandes no país. O modelo também vem com o pacote Super Premium de conectividade.

A oferta inclui um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança. O benefício conta também com o myChevrolet app, para comandar funções do veículo à distância. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis.

Confira os principais equipamentos e características da Nova Silverado:

Performance

Tecnologia

Sofisticação

Resumo técnico

Design: A picape da Chevrolet combina visual imponente e ao mesmo tempo sofisticado. Harmoniza muito bem as proporções, com destaque para o maior entre-eixos e a maior caçamba da categoria gasolina. Destaque também para os cromados foscos (Ice Chrome), a iluminação em Full Led e para a carroceria esculpida para melhor aerodinâmica. Tudo isso proporciona um aspecto mais tecnológico ao produto.

Conteúdo: A Nova Silverado preza pelo mais alto nível de conforto, refinamento e segurança. Mas nenhum outro veículo oferece tanto em conectividade, como o maior e mais avançado multimídia do mercado. A grande novidade é o Google Built-In, que transforma completamente a experiência do usuário com o produto por oferecer muitos mais serviços e aplicativos, independentemente de um smartphone para operar. Também é o primeiro Chevrolet que permite atualizações remotas de todos os módulos eletrônicos.

Performance: Hoje é a capacidade de gerenciamento eletrônico que define o nível tecnológico de um carro. A Silverado é uma referência neste quesito. Ela desempenha igual picapes muito mais potentes, mas consumindo menos gasolina e rodando de forma muito mais suave e silenciosa que a média da categoria. Um dos segredos é o exclusivo sistema DFM, capaz de otimizar a ativação dos cilindros conforme a necessidade. Enquanto os motores da concorrência oferecem no máximo duas variáveis, a picape premium da Chevrolet conta 17 combinações de programação. Outra: nenhuma outra reboca veículos de até 4,1 toneladas na categoria.

Dados de performance

Características off-road

Fonte: https://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2023/nov/1109-silverado.html

Notícias relacionadas

Imagem referente à notícia Onix acelera após mudança e Onix Plus é vice

Onix acelera após mudança e Onix Plus é vice

Nas vendas parciais de janeiro até o dia 29, o Onix voltou a acelerar na liderança isolada, tendo o Onix Plus agora como vice-líd(...)

05/02/2020 Leia Mais
Imagem referente à notícia Lançado em 1957, Chevrolet Impala terá produção encerrada

Lançado em 1957, Chevrolet Impala terá produção encerrada

Lançado originalmente em 1957, o Chevrolet Impala terá sua produção encerrada. O último modelo do sedã a ser(...)

04/03/2020 Leia Mais
Imagem referente à notícia Coronavírus: cuidados com o carro enquanto ele fica parado

Coronavírus: cuidados com o carro enquanto ele fica parado

Em tempos de isolamento social, onde o uso dos veículos tem sido reduzido para evitar a exposição ao coronavírus e reduzir(...)

30/04/2020 Leia Mais

Cadastro efetuado com sucesso

Agora você faz parte da nossa newsletter e receberá novidades sobre a Nova Chevrolet em seu e-mail!

Ok

Bem-vindo ao site
Nova Chevrolet

selecione a loja mais próxima
para exibir as ofertas da sua região