GM REDUZ 35 TONELADAS DE CO2 POR ANO COM TRANSPORTE SUSTENTÁVEL DE PEÇAS

Como parte de sua estratégia de sustentabilidade, a GM iniciou recentemente um projeto que consiste no uso de caminhões elétricos e a gás, que permitirá uma redução na emissão de aproximadamente 35 toneladas de CO² por ano. Esses veículos circulam no Estado de São Paulo, em trajetos entre as fábricas de São Caetano do Sul e São José dos Campos, o centro de distribuição de Sorocaba e concessionárias da região. Nesta fase inicial, a empresa está utilizando quatro veículos especiais de transporte de carga pesada, que rodarão aproximadamente 80 mil quilômetros por ano.

A iniciativa é um primeiro passo rumo à transformação das operações logísticas em um modelo de redução de emissões de carbono, e está alinhada à visão da empresa de um futuro elétrico e sustentável – vale destacar que a fabricante já anunciou a meta global de atingir a neutralidade de carbono em toda a sua operação até 2035. Neste momento, a GM está desenvolvendo os fluxos para, oportunamente, avaliar a expansão do projeto considerando otimizações e também a evolução da tecnologia – um exemplo é que a companhia já está estudando o uso de caminhões cegonha a gás ainda em 2023.  

Os caminhões elétricos e a gás utilizados são fruto de parceria com as empresas JSL, Ceva Logistics e Tegma Gestão Logística. Esses veículos transportam peças como motores, transmissões e para-choques entre fábricas, além de acessórios e peças de reposição para concessionárias. Vale destacar que três caminhões elétricos são dirigidos exclusivamente por mulheres, o que segue a estratégia global da companhia de se tornar a mais inclusiva e diversa do mundo.

“Para a GM, sustentabilidade é uma das prioridades dentro da filosofia de evolução contínua da empresa e isso inclui nossos processos logísticos. Portanto, estamos muito orgulhosos por implementar esse projeto, que é mais uma iniciativa para contribuirmos com a redução das emissões de CO² em todas nossas operações globalmente”, comenta Marcio Lucon, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul.    

 Iniciativas para tornar a logística da GM mais sustentável

Além de iniciar a renovação da frota de transporte com veículos movidos a energias alternativas, como caminhões elétricos, a GM tem uma série de projetos de redução da emissão de CO² em seus processos de logística, como por exemplo:

·         Uso do modal cabotagem (cargas marítimas entre portos de um mesmo país) para o transporte de 100% das peças na região Norte do Brasil, que permite uma redução de 340 toneladas de carbono por ano em comparação ao transporte rodoviário.

·         Instalação de 50 rebocadores que utilizam bateria de lithium de última geração para reduzir a emissão de cerca de 1,5 tonelada de carbono por ano, em comparação ao uso dos rebocadores a gás.

·         Substituição do uso de papel por um sistema eletrônico de rastreabilidade no processo de qualidade dos produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos das operações da GM. Isso permitiu a redução do uso de 2 milhões de folhas de papel por ano, o que equivale à plantação de 267 árvores.

Fonte: https://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2023/sep/0921-gm.html

Notícias relacionadas

Imagem referente à notícia Onix acelera após mudança e Onix Plus é vice

Onix acelera após mudança e Onix Plus é vice

Nas vendas parciais de janeiro até o dia 29, o Onix voltou a acelerar na liderança isolada, tendo o Onix Plus agora como vice-líd(...)

05/02/2020 Leia Mais
Imagem referente à notícia Lançado em 1957, Chevrolet Impala terá produção encerrada

Lançado em 1957, Chevrolet Impala terá produção encerrada

Lançado originalmente em 1957, o Chevrolet Impala terá sua produção encerrada. O último modelo do sedã a ser(...)

04/03/2020 Leia Mais
Imagem referente à notícia Coronavírus: cuidados com o carro enquanto ele fica parado

Coronavírus: cuidados com o carro enquanto ele fica parado

Em tempos de isolamento social, onde o uso dos veículos tem sido reduzido para evitar a exposição ao coronavírus e reduzir(...)

30/04/2020 Leia Mais

Cadastro efetuado com sucesso

Agora você faz parte da nossa newsletter e receberá novidades sobre a Nova Chevrolet em seu e-mail!

Ok

Bem-vindo ao site
Nova Chevrolet

selecione a loja mais próxima
para exibir as ofertas da sua região