Notícias

18.out.2017

Chevrolet testa Bolt no Brasil e não esconde: quer ser líder de elétricos

Categoria: Notícias

Quando o elétrico Chevrolet Bolt foi apresentado em 2016 pela chefona da companhia, Mary Barra, muita gente cravou: nunca virá ao Brasil. Mas a realidade pode ser mais ousada. Executivos da marca nunca negaram que ter o elétrico era ideia distante, mas possível; o Bolt chegou a participar do Salão do Automóvel de São Paulo no último ano...; e já tem até unidade emplacada pela General Motors circulando no Brasil. E UOL Carros a dirigiu (brevemente).

Andar rapidamente no carro em nosso país não significa ter indícios de que ele será vendido por aqui, certo? Certo! Como cravou o colunista Fernando Calmon, a estrada que nos leva aos carros elétricos ainda é longa e cheia de obstáculos. Mas executivos seguem dando pista de que estão dispostos a quebrar paradigmas.

"Em breve"?

Na segunda-feira, a pista mais recente foi dada pelo presidente da General Motors para o Mercosul, Carlos Zarlenga, durante o Congresso Autodata Perspectivas 2018, em São Paulo. Ele garantiu que a marca vai ser líder na venda de elétricos no Mercosul. Simples e direto: 

"Se somos líderes no Mercosul [em vendas], temos que liderar em eletrificação", afirmou Zarlenga, que garantiu também ter novos investimentos para anunciar no Brasil "em breve".

Desde 2014, já foram R$ 13 bilhões em aportes, sendo que a última rodada de investimentos foi anunciada em agosto: mais de R$ 4 bilhões divididos entre as fábricas de São Caetano do Sul (SP), Joinville (SC) e Gravataí (RS) e o pontapé para a fazer motores turbo no Brasil. Além dos motores turbinados, a GM garantiu estar disposta em fabricar "tecnologias mais eficientes" localmente.

Zarlenga tratou também de reiterar que a GM tem meta de lançar 20 produtos elétricos no mundo em cinco anos. A empresa, definitivamente, entrou na corrida iniciada pela norte-americana Tesla e que tomou conta do pensamento de governos e fabricantes também na Europa e em boa parte do mundo desenvolvido.

É fato que "liderar no Mercosul" significa liderar no Brasil, mas também é real que nem nosso país, nem o Mercosul têm a mesma visão de Europa e Estados Unidos.

Ainda sofremos com a falta de interesse, de estrutura e de incentivos oficiais para carros "verdes". Como resolver isso?

O que o Bolt tem?

Embora lembre bastante o monovolume Meriva, o Chevrolet Bolt é "só" o projeto mais ambicioso da GM: com ele, a marca quer implementar o plano "Zero crash, zero emissions, zero traffic" ("nenhum acidente, nenhuma emissão de poluentes, nenhum trânsito"). Traduzindo: ele é elétrico, mas também é o carro mais seguro da fabricante e pode funcionar em modo autônomo.

Segundo a marca, a autonomia das baterias de íons de lítio é de cerca de 380 quilômetros, praticamente o dobro do que um elétrico "comum" atual alcança com uma só carga. Só que essa capacidade pode ser ampliada para até 450 quilômetros (mais ou menos) usando o modo "Low/Um pedal": o Bolt parece um carro automático, com dois pedais (acelerador e freio), além de borboletas atrás do volante. Em vez de trocar marchas (o Bolt não tem câmbio), porém, essas aletas permitem aumentar a força de frenagem do carro e, com isso, regenerar mais energia para as baterias. Assim, dá para dirigir só com o pedal do acelerador e ainda ganhar autonomia extra.

Achou complicado? É mais simples do que parece, mas elétricos como o Bolt demandam que todo mundo pense de forma diferente.

Outra cultura

Quando o elétrico estiver disseminado, até os mecânicos vão precisar se reinventar. "Você não pode encostar um elétrico na oficina e já abrir o carro. O processo de desligamento das tensões leva até 10 minutos, se o mecânico começar a mexer antes, pode tomar uma descarga e até morrer", explica Alexandre Guimarães, diretor de engenharia elétrica da GM América Latina.

Bateria e central elétrica têm garantia de oito anos (ou 160 mil km), no caso do Bolt, mas a estrutura de recarga rápida (em até três horas) demanda pontos de 440 V e 120 Ampéres, que quase não existem no Brasil -- nos padrões existentes, de 110 a 240 V, esse tempo varia de 10 a longas 60 horas para cada recarga.

Em compensação, o custo de manutenção é muito menor que o de um carro comum por não haver partes móveis, nem necessidade de troca de fluidos (óleo, água). E toda fabricante afirma que o custo por quilômetro acaba sendo menor, também, mas isso demanda uso prático com uma grande frota e valores definidos pelo governo.

É por conta disso que tem bastante gente achando a realidade do elétrico simplesmente impossível para o Brasil, por mais que a GM indique outra coisa. Para eles, o país precisa focar, por exemplo, em carro híbrido flex. Qual será nosso destino?

 

Twitter

siga @novachevrolet

Mês:

Ano:

Categoria:

  • 19.jul.2017

    Carro mais exclusivo da GM é sonho de fãs

    Categoria: Notícias

    O Camaro COPO é o carro mais exclusivo vendido pela General Motors, um fato que até mesmo fãs bem informados podem não saber. Transformar em realidade os sonhos de infância não é barato....

  • 05.jul.2017

    GM Mercosul Ganha Prêmio Global de Sustentabilidade

    Categoria: Notícias

    Projeto implementado em São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí é o primeiro reconhecido na América do Sul. GM Mercosul recebe Prêmio Energy Management Insight 2017 do conselho Clean Energy Ministerial...

  • 28.jun.2017

    Camaro ZL1 bate próprio recorde em Nürburgring

    Categoria: Notícias

    Preparada para as pistas, nova configuração 1LE do superesportivo da Chevrolet crava volta no mítico autódromo alemão 13,5s mais rápido que modelo anterior.   O autódromo alemão...

  • 22.jun.2017

    Chevrolet Cobalt Reforça Pacote de Segurança

    Categoria: Notícias

    Está chegando às concessionárias Chevrolet a linha 2018 do Cobalt. O sedã médio-compacto mais emplacado do país reforça seu conteúdo de segurança ao incorporar luz de neblina na base...

  • 17.mai.2017

    Linha 2018 do Chevrolet Spin vem com MyLink atualizado

    Categoria: Notícias

    Nesta segunda-feira (15) a minivan Chevrolet Spin ganhou a linha 2018 com a nova geração da central multimídia MyLink, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O multimídia estreia como item de série...

  • 04.mai.2017

    Chevrolet Montana tem novos equipamentos na linha 2018

    Categoria: Notícias

    Desde a versão de entrada LS, a picape traz direção hidráulica e passa a trazer computador de bordo em todas as versões, além de ganhar duas novas cores para a carroceria. A Chevrolet divulgou hoje a...

  • 28.abr.2017

    Chevrolet estará presente na Agrishow 2017

    Categoria: Notícias

    Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações...

    NOVA CHEVROLET

    O Grupo Nova, que desde 1993, representa a marca Chevrolet conta com concessionárias certificadas com "Nível A" pela General Motors nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto. Visite também nossa loja virtual: www.lojachevroletnova.com.br

    Copyright � Nova Chevrolet. Todos os direitos reservados.