Notícias

06.dez.2017

Por que o Chevrolet Onix vende tanto?

Categoria: Notícias

Compacto será líder de vendas pelo terceiro ano consecutivo. Listamos possíveis razões para tanto sucesso.

O Chevrolet Onix é um fenômeno. O compacto fabricado em Gravataí (RS) teminará 2017 como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano seguido.

Em novembro, foram 18.611 emplacamentos: seu melhor mês desde o lançamento, em outubro de 2012.

Ainda foi o único carro que conseguiu superar a marca de 100.000 unidades emplacadas entre janeiro e novembro. E por muito: foram 171.148 unidades no acumulado, contra as 96.769 do Hyundai HB20, o segundo colocado.

Tudo isso, mesmo após ter sido reprovado nos testes de colisão do Latin NCAP.

Mas o que será que fez o Onix desbancar modelos consagrados, como Volkswagen Gol e Fiat Palio, e permanecer no posto mais desejado da indústria automotiva? Tentaremos descobrir.

Nem bom, nem ruim

Mesmo com cinco anos de lançado, o projeto do Onix ainda se mostra atual. O design, atualizado em 2016, é atual, o acabamento é correto e o espaço interno é razoável. A suspensão é bem acertada e transmite robustez característica dos Chevrolet. Mas não dá para dizer que o Onix é o melhor de seu segmento nestes aspectos.

Posição de dirigir

O Onix não é um carro alto, mas dá essa impressão a quem senta nos bancos da frente. Os bancos dianteiros são altos – mesmo na regulagem mínima – e o painel é baixo e recuado.

É algo que, quase de forma subliminar, dá sensação de poder e ajuda a preservar o espaço para as pernas de quem vai no banco de trás. Só é ruim para os mais altos: o espelho interno fica na linha de visão e dificulta a visibilidade de placas e semáforos.

O hatch se beneficia por compartilhar a plataforma com a GSV (Spin, Cobalt, Prisma e do falecido Sonic), o que lhe dá uma vantagem de construção.

Nem muito, nem tão pouco

Os motores 1.0 8V de 80 cv e 1.4 8V de 106 cv do Onix não são novos, mas receberam atualizações junto da reestilização. Não têm os melhores números de potência e torque, mas entregam desempenho honesto, bons números de consumo e têm boa fama nas oficinas.

De acordo com os testes da QUATRO RODAS, o motor 1-litro fez 10,6 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada, e precisou de 14,6 s para chegar aos 100 km/h. O 1.4 marcou 11 e 14,2 km/l nos mesmos regimes e abastecido com gasolina. Seu tempo de 0 a 1oo km/h foi de 12 s.

Bons câmbios

No primeiro semestre, as versões 1.0 do Onix responderam por 60% nas vendas. Destes, 56,3% eram da versão Joy, que mantém o visual antigo do Onix. Se o Onix não tem motor três cilindros, é o único 1.0 com câmbio manual de seis marchas e a marcha extra alivia o motor em regime rodoviário.

Entre as vendas do 1.4, 38% tinham câmbio automático, um número considerável para um compacto. Talvez o segredo esteja no próprio câmbio. É um automático de seis marchas, não quatro como o Toyota Etios, nem automatizado como nos Fiat Argo Drive 1.3, VW Gol Comfortline 1.6 I-Motion ou Renault Sandero Easy´R. Só Hyundai HB20 1.6, Citroën C3 e Peugeot 208 têm câmbio semelhante.

É conectado

A central MyLink também tem culpa. Disponível desde o lançamento do Onix, ela democratizou as centrais multimídia entre os compactos. No início não tinha funções muito avançadas, mas hoje é compatível com Apple Carplay e Android Auto.

Hoje o MyLink é mais comum nas versões do hatch do que o computador de bordo. Apenas quem levar para casa as versões LTZ e Activ terá informação de consumo no quadro de instrumentos, mas o MyLink é opcional de R$ 1.400 na versão LT 1.0 e de série nas LT 1.4, LTZ, Activ e Effect.

Amigo do bolso

Na edição especial Melhor Compra deste ano, o Chevrolet Onix teve o segundo menor índice de desvalorização entre todos os modelos avaliados. Seus 8,3% de depreciação no primeiro ano só são superados pelos 4,5% do Honda HR-V EX.

Em outras palavras, hoje qualquer outro concorrente direto do Onix perde mais valor no primeiro ano de uso. E se tem uma coisa que o brasileiro detesta é perder dinheiro na hora de vender o carro, principalmente em um momento de crise.

 

Twitter

siga @novachevrolet

Mês:

Ano:

Categoria:

  • 13.nov.2017

    GM Mercosul Ganha Prêmio Global de Sustentabilidade

    Categoria: Notícias

    Projeto implementado em São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e Gravataí é o primeiro reconhecido na América do Sul. GM Mercosul recebe Prêmio Energy Management Insight 2017 do conselho Clean Energy Ministerial...

  • 17.mai.2017

    Linha 2018 do Chevrolet Spin vem com MyLink atualizado

    Categoria: Notícias

    Nesta segunda-feira (15) a minivan Chevrolet Spin ganhou a linha 2018 com a nova geração da central multimídia MyLink, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O multimídia estreia como item de série...

  • 04.mai.2017

    Chevrolet Montana tem novos equipamentos na linha 2018

    Categoria: Notícias

    Desde a versão de entrada LS, a picape traz direção hidráulica e passa a trazer computador de bordo em todas as versões, além de ganhar duas novas cores para a carroceria. A Chevrolet divulgou hoje a...

  • 28.abr.2017

    Chevrolet estará presente na Agrishow 2017

    Categoria: Notícias

    Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações...

  • 05.abr.2017

    Vem aí a primeira Chevrolet S10 Flex Automática

    Categoria: Notícias

    A Chevrolet prepara uma inédita configuração da Nova S10 flex. A picape, que já traz o motor mais potente e moderno da categoria, ganhará opção de transmissão automática. A novidade...

  • 31.mar.2017

    Chevrolet confirma Equinox no Brasil este ano

    Categoria: Notícias

    O Equinox será lançado no Brasil no segundo semestre. O modelo chega para reforçar a família de utilitários esportivos e crossovers da marca no país, composta pela linha Activ (Onix e Spin), além...

  • 23.mar.2017

    Chevrolet Onix é destaque no Lollapalooza Brasil 2017

    Categoria: Notícias

    Patrocinadora master do festival Lollapalooza Brasil 2017, que acontece nos dias 25 e 26 de março, no autódromo de Interlagos, a Chevrolet escala para o line-up do festival, o Onix, ídolo que arrastou multidões de...

    NOVA CHEVROLET

    O Grupo Nova, que desde 1993, representa a marca Chevrolet conta com concessionárias certificadas com "Nível A" pela General Motors nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto. Visite também nossa loja virtual: www.lojachevroletnova.com.br

    Copyright � Nova Chevrolet. Todos os direitos reservados.