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Rali mede poder da gasolina, etanol e GNV

15.ago.2013

Rali mede poder da gasolina, etanol e GNV

Categoria: Notícias

Qual o combustível com melhor custo-benefício do Brasil:  gasolina, etanol ou gás natural? Para responder essa pergunta, a Comgás e o Sindicato de Taxistas Autônomos de São Paulo convidaram três taxistas para o 1º Rally da Economia. Os veículos, três unidades da minivan Chevrolet Spin, percorreram 383 quilômetros, de São Paulo até São José dos Campos, seguindo para Campinas e retornando à capital paulista, acompanhando o rendimento de cada um.

O mais econômico foi o carro equipado com o sistema de Gás Natural Veicular (GNV), que gastou um total de R$ 41,62 para rodar os 383 km. A Spin movida a etanol teve um gasto de R$ 70,37, 41% mais do que o carro com GNV. A viagem para o veículo a gasolina custou R$ 76,34, 45% mais do que o carro a gás.

Na relação de custo por quilômetro rodado, os valores impressionam. O carro com GNV teve uma média de R$ 0,109 por quilômetro rodado, enquanto o etanol gastou R$ 0,185/km rodado (69% mais caro) e a Spin a gasolina rendeu R$ 0,199/km rodado (82% mais caro).

Há alguns anos, houve uma grande procura pelo GNV por pessoas que queriam essa economia. Na época, o sistema de terceira geração tinha um revés: a perda de desempenho. O problema ficou para trás na quinta geração, com a adoção de injeção eletrônica, diretamente na entrada da válvula de admissão, semelhante ao que acontece nos motores com injeção direta de combustível líquido.

Outra preocupação era a troca do combustível quando o gás acaba. Antes, o motor podia morrer se o motorista não realizasse a troca. Agora, ela é realizada automaticamente e é imperceptível. Para poupar o sistema e evitar desgastes, a quinta geração utiliza combustível líquido na partida do motor.

A infraestrutura também mudou. Apenas no estado de São Paulo, são 47 municípios com o combustível e 311 postos ativos. Segundo o site especializado GasNet, são 1.853 postos em quase todo o País. Os únicos estados sem acesso ao combustível são: Acre, Amapá, Maranhão, Pará, Rodônia, Roraima e Tocantins. No Rio de Janeiro, o negócio é muito mais atraente: o governo do estado dá um desconto de 75% no IPVA dos veículos com o sistema GNV.

Fonte: CarAndDriver

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