Notícias

Onix é o carro com o maior valor de revenda do Brasil, aponta pesquisa AutoInforme

02.dez.2014

Onix tem o maior valor de revenda do Brasil, aponta pesquisa AutoInforme

Categoria: Notícias

O Onix foi o grande destaque da 1ª edição do Prêmio Maior Valor de Revenda, da AutoInforme. O modelo da Chevrolet foi o usado melhor avaliado do mercado nacional, com depreciação de apenas 8,5% após um ano de uso.

A pesquisa abrangeu dados de novembro de 2014 comparados com os preços praticados do zero quilômetro em novembro de 2013, considerando os 100 modelos mais vendidos do Brasil.

"O Onix é um carro reconhecido pelo consumidor por vários motivos: baixo custo de manutenção, confiabilidade da marca Chevrolet e, sobretudo, pelo conjunto moderno e inovador. No segmento, o modelo é o único, por exemplo, a oferecer o sistema multimídia MyLink e a transmissão automática de seis marchas. Tudo isso faz dele a melhor opção para quem compra e o melhor negócio para quem vende", afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

O Spin também recebeu o prêmio, por ser a minivan com maior valor de revenda. O Cruze Sport6 (hatch médio), o Tracker (SUV pequeno), o Celta (popular de entrada) e a S10 (picape média) também se destacaram em seus respectivos segmentos, aponta a pesquisa.

Segundo Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da Agência AutoInforme, "esse estudo vem sendo feito há mais de dez anos, em parceria com a Molicar, e este ano resolvemos transformá-lo num prêmio, um reconhecimento às marcas que tiveram os seus carros entre os de Maior Valor de Revenda em 2014", para quem "em vez de questionar por que um carro perde valor, deveríamos perguntar por que um carro mantém um valor de mercado tão alto e por tanto tempo".

Em sua avaliação, Joel Leite considera que o carro é um dos raros bens de consumo que continua valorizado depois de sair da loja. E a manutenção do seu valor depende de vários fatores, muitas vezes sem a menor lógica: um carro com um ano de uso pode perder de 7% a 25% do valor inicial e a diferença pode aumentar ainda mais com o avanço da idade.

"A depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado", enfatiza Leite.

O estudo de depreciação de veículos automotores feito pela Agência Autoinforme, com base na cotação da Molicar, é o indicador dos ganhadores do prêmio Maior Valor de Revenda 2014. A comparação foi feita entre o preço praticado do carro zero km em novembro de 2013 e o preço do mesmo carro (portanto com um ano de uso) doze meses depois.

Foram considerados os preços praticados no mercado de carros zero em novembro de 2013 e não os preços de tabela. O estudo considera as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação - como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores - eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

Foram eliminados os carros que tiveram modificações consideráveis nos últimos doze meses, para que a comparação não comprometesse o resultado do estudo. Como critério de escolha dos participantes, foram considerados os 100 carros mais vendidos no Brasil.

Para o diretor da Molicar, Vitor Meizikas Filho, cada segmento tem suas características, seja pela finalidade de utilização, tecnologia, ou até pela aura emocional do momento, ligada ao determinada marca ou modelo.

"No caso de veículos comerciais, picapes e utilitários esportivos a baixa depreciação é reflexo direto da robustez, qualidade e suporte da rede autorizada disponível no pós venda e assistência técnica", elucida Meizikas. "Nos modelos de entrada, minivans e monovolumes, a menor depreciação é reflexo do volume de vendas do zero. Se existe a preferência é porque a relação custo x beneficio é o melhor, diminuindo assim a depreciação. E no caso de modelos hatchs e sedãs, o que garante o bom valor de revenda é a tecnologia embarcada e arrojo no desenho", conclui.

Fonte: GM Notícias

Link:
‹Anterior Próximo ›

NOVA CHEVROLET

O Grupo Nova, que desde 1993, representa a marca Chevrolet conta com concessionárias certificadas com “Nível A” pela General Motors nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto. Visite também nossa loja virtual: www.lojachevroletnova.com.br

Copyright © Nova Chevrolet. Todos os direitos reservados.